A SEGURANÇA DO PACIENTE COMO PRIORIDADE ESTRATÉGICA FALE CONOSCO


Informes PBSP

MAIS UM ANO DE PARCERIA continue lendo

NOTIFIQUE AQUI OS INCIDENTES continue lendo

Benefícios da mobilização precoce na UTI continue lendo

mais informes

Patrocínio


Introdução

 

Em 2008, o IQG – Instituto Qualisa de Gestão (Health Services Accreditation), maior acreditadora do Brasil, teve por iniciativa, o desenvolvimento do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente – PBSP.

Este programa apresenta por objetivo central a disseminação das melhores práticas no cenário da Segurança do Paciente e a promoção de uma rede de informação e comunicação entre os varios Hospitais participantes do programa. 

A troca de experiências, a disseminação de melhores práticas, a implantação de protocolos baseados em evidências, o monitoramento de eventos e a capacitação das equipes, são estratégias fundamentais para que o tema Segurança do Paciente esteja em constante desenvolvimento nas organizações de saúde e na sociedade.

A meta do Programa é “salvar vidas e evitar danos aos pacientes”, centrando todos os esforços na implementação de intervenções clínicas criticas ao cuidado, na concientização das lideranças para o tema e na promoção da Cultura Organizacional sobre a Segurança do Paciente.

O PBSP reproduz, no país, as conquistas já obtidas em outros programas internacionais, mas com um grande diferencial de tornar-se uma plataforma de banco de dados nacional (Núcleo Epidemiológico Integrado) sobre informações estruturadas de qualidade e segurança do paciente.

O programa esta pautado nos seguintes objetivos:

  • Posicionar a Qualidade/Segurança do Paciente 
  • Incorporar a Qualidade/Segurança do Paciente  na prática diária das equipes
  • Produzir informações e Evidências Objetivas sobre Qualidade/Segurança do Paciente
  • Prestar assessoria técnica na formulação, execução e monitoramento dos programas de Qualidade/Segurança do Paciente as Instituições integrantes
  • Fornecer instrumental teorico e prático aos serviços de saúde que pretendam implantar políticas de Segurança do Paciente 
  • Capacitar profissionais para o atendimento ao paciente nos aspectos que involvam a prevenção de eventos no decorrer da assistência à saúde por meio da educação permanente